Belo Horizonte, 19 de fevereiro de 2024

Caros confrades e estudantes passionistas,

Com alegria, vivemos com toda Igreja o tempo quaresmal. Vamos adentrando esse grande retiro, contemplando e meditando a Paixão e Morte do Senhor até chegarmos à alegria de sua Ressurreição.

O número 40 na bíblia evoca diversos momentos com uma conotação de ‘preparação’: quarenta dias e quarenta noites no diluvio trouxe uma nova humanidade à terra (Gn 7,4-12);  quarenta dias e quarenta noites Moisés passou no Monte Sinai (Ex 24,18; 34,26; Dt 9,9-11; 10,10); quarenta anos foi o tempo da peregrinação do Povo de Deus no deserto (Nm 14,33; 32,13; Dt 8,2; 29,4, etc); quarenta dias e quarenta noites Jesus jejuou antes de iniciar seu ministério (Mt 4,2; Mc 1,12; Lc 4,2); quarenta dias após a ressurreição acontece a Ascenção do Senhor ao céu (At 1,3); quarenta chicotadas eram dadas a quem errava como forma de correção (Dt 25,3), fato esse que aconteceu com São Paulo Apóstolo pelo menos “cinco vezes menos uma” , como ele próprio relatou (2Cor 11,24).

Enfim, um tempo para nos dedicar mais intensamente ao nosso quarto voto, impelidos pela Palavra do Senhor que iniciou a quaresma conclamando-nos a “rasgar o coração” como ouvimos na profecia de Joel, num contexto do flagelo que assolava o povo: a praga dos gafanhotos. Sendo um propício tempo de meditação, é muito válido retomar a as leituras das cartas de nosso pai, São Paulo da Cruz, à luz do inquietante questionamento ‘que tenho feito de minha vida’? É tempo de graça e conversão.

É também louvável a alegria e expectativa do nosso povo em nossas comunidades religiosas, santuários e paróquias, para as iniciativas da quaresma e semana santa. Por isso, vale a pena pedir aos irmãos para compartilharem as fotografias no grupo whatsApp da Província.

Por fim, desejo uma santa Quaresma e uma Semana Santa com muitos frutos espirituais, com votos de muita saúde e comunhão de preces.

Pe. Henrique Evangelista de Oliveira, CP
Superior Provincia