Novena a São Paulo da Cruz 2021

sao-paulo-cruz-novena.jpgEsta novena foi escrita pelo Noviço Fausto Silva Barros da Província da Exaltação da Santa Cruz. Neste ano de 2021 em que nós passionista celebramos o Jubileu dos 300 anos de Fundação da Congregação queremos rezar a vida e história de São Paulo da Cruz, os acontecimentos que marcaram a sua vida e sua personalidade e virtudes. Sem dúvidas o convite de Renovar a Nossa Missão que este jubileu nos propõe é uma oportunidade de revisitar a história do nosso fundador e ver nele o impulso para o sempre novo e contínuo chamado que Deus faz a Igreja e em especial a congregação. Meditando os escritos de Paulo da Cruz queremos escutar a sua voz que clama a cada um de nós e nos encoraja sempre a ir ao encontro do Amor de Deus no Crucificado e nos nossos irmãos. Desejamos a todos que São Paulo da Cruz e a Virgem das Dores os acompanhe nessa caminhada espiritual e de devoção!

1º DIA – NASCIMENTO DE SÃO PAULO DA CRUZ

Paulo Francisco Danei nasceu no dia 03 de janeiro de 1694, na pequena cidade de Ovada, ao norte da Itália. Seus pais (Lucas Danei e Ana Maria Massari) eram piedosos e muito generosos. Viviam os valores evangélicos e a prática da caridade e das virtudes. Sua mãe ensinava-lhe a conhecer, amar e servir o Pai celeste, contando-lhe a vida dos padres do deserto. Falava-lhe da Paixão e Morte de Nosso Senhor e as vezes, quando esteve estava em prantos, colocava-lhe nas mãos o crucifixo, dizendo: “Vê, meu filho, quanto Jesus sofreu por nosso amor!” e no mesmo instante ele parava de chorar.

Carta de São Paulo da Cruz ao Pe. João Batista de S. Vicente Férrer (20/12/1764): “Coragem, portanto, pois O Deus infinito destinou o senhor também para instrumento de sua grande glória, para cooperar para a salvação de muitos. Que grande honra é esta! Quanto convém ser fiel dispensador dos mistérios do Altíssimo! Continue internamente no seio de Deus que é o verdadeiro lugar de oração e a grande escola em que se aprende a ciência dos santos”.

(Breve tempo de silêncio para interiorização)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória a Santíssima Trindade!

ORAÇÃO: Deus de bondade, autor e princípio da vida, que cumulaste de Dons toda a criação, ouvi a nossa oração. Abençoai as nossas famílias! Que os pais, a exemplo de Lucas Danei e Ana Maria Massari, possam sempre educar os seus filhos na educação da fé e dos princípios do Amor e que as crianças cresçam em idade, sabedoria e graça, aprendendo em seus lares a piedade, a oração e o serviço generoso ao próximo. Amém!

SÃO PAULO DA CRUZ SERVO FIEL DE MARIA, rogai por nós!

 

2º DIA – OS SACRAMENTOS NA VIDA DE SÃO PAULO DA CRUZ

Paulo foi batizado três dias após o nascimento, na festa da Epifania de 1694. Além do nome de Paulo, foi-lhe dado também o de Francisco. Desde bem jovem Paulo e seu irmão João Batista, vez por outra se retiravam para se entreter a sós com Deus, na oração. Com frequência, no silêncio da noite e sempre de joelhos, meditavam os cruéis padecimentos de Jesus. A Comunhão será sua felicidade e sua força. Paulo recebeu o sacramento da Crisma no dia 23 de abril de 1719, em Castelazzo, das mãos do Bispo de Alexandria, Dom Gattinara.

Carta de São Paulo da Cruz a Ir. Maria Querubina Bresciani (09/08/1740): “O voo de espírito deve ser feito no Coração de Jesus Sacramentado. Nesse Coração adorável quero que more sempre, mas em pura fé, sem imagens. Aí quero que ame, adore, louve, bendiga o nosso bom Deus. Aí convém entreter-se em colóquios de amor, ora falando-lhe de sua Paixão, ora das dores de nossa querida Mãe etc., ora oferecendo esse grande Coração ao Eterno Pai etc. O amor lhe ensinará tudo. Mas quando a alma prefere permanecer em silêncio de amor, deixe-a ficar. Entretanto beba nessa divina fonte as águas sacratíssimas da graça que brotam desse Coração. Mas note bem que quem dela bebe, deve beber em abundância. Quero dizer: é preciso beber rios, mares de fogo de amor e deixar que tudo se incinere”.

(Breve tempo de silêncio para interiorização)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória a Santíssima Trindade!

ORAÇÃO: Ó Jesus Crucificado, Vós que escolhestes São Paulo da Cruz para que fosse o apóstolo da Vossa Paixão, e suscitastes em Vossa Igreja a Memória do amor, através da Paixão pela vida, nós vos pedimos: Iluminai as nossas mentes para que descubramos a força e a sabedoria da Vossa Cruz. Acendei em nossos corações a chama do amor do Pai revelada a partir da Cruz e fazei de nós testemunhas vivas da Vossa Paixão, Morte e Ressurreição. Amém!

SÃO PAULO DA CRUZ SERVO FIEL DE MARIA, rogai por nós!

 

3º DIA – AS INSPIRAÇÕES MÍSTICAS DE SÃO PAULO DA CRUZ

Pelo ano de 1715, passeando pela praia em Gênova, Paulo Danei avista no alto da colina de Sestri, a solitária igreja de Nossa Senhora da Divina Misericórdia e sente o desejo de se retirar, para àquela solidão. Sentiu ao mesmo tempo o desejo de vestir-me de túnica preta da lã, andar descalço e viver na mais rigorosa pobreza. Numa palavra, aspirava viver, com a graça de Deus, vida penitente. Outra forte inspiração que pulsou em seu coração foi a de reunir companheiros para viver juntos e promover nas almas o santo temor de Deus.

Do Diário Espiritual de São Paulo da Cruz (Castelazzo, 10 a 13 de dezembro de 1720): “Sei que Deus me dá esta consciência: que a alma, que Deus quer atrair à alta união com Ele por meio da santa oração, necessita que passe por este caminho de sofrimento na oração; digo também sofrer sem nenhuma consolação sensível, porque a alma não sabe mais onde está, por assim dizer, mas tem a clara consciência infusa que Deus lhe dá, de que está sempre nos braços do seu esposo, amamentada pela sua infinita caridade. Compreendi que o maná escondido será o alimento dulcíssimo do Santo Amor, isto é, a alma em sublime descanso com o seu dulcíssimo Esposo na santa oração”.

(Breve tempo de silêncio para interiorização)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória a Santíssima Trindade

ORAÇÃO: Ó Deus que na Paixão e Morte do Vosso Filho Jesus fizestes de nós testemunhas vivas do Vosso amor. Nós vos pedimos que pela intercessão de São Paulo da Cruz, seja-nos dada a força e o encantamento na nossa vocação cristã e religiosa, a fortaleza na fé, a alegria na esperança e a vivência concreta da caridade, na Paixão Santíssima do Vosso amado Filho. Amém!

SÃO PAULO DA CRUZ SERVO FIEL DE MARIA, rogai por nós!

 

4º DIA – A EXPERIÊNCIA DO RETIRO DE CASTELAZZO

Num dia do verão de 1720, regressando a casa, depois de ter comungado na igreja dos capuchinhos, Paulo viu-se vestido de preto até o chão, com uma cruz branca sobre peito. Sob a cruz estava escrito o nome santíssimo de Jesus em letras brancas. Paulo sentiu aumentar o desejo de reunir companheiros e de fundar, com a aprovação da santa Igreja, uma Congregação. Assim, recebeu o hábito das mãos do seu diretor espiritual, Dom Gattinara, no dia 22 de novembro de 1720. Logo em seguida, Paulo da Cruz inicia a sua vida religiosa com um retiro de quarenta dias, na sacristia da igreja de São Carlos, em Castellazzo. O bispo o aconselhou a escrever um diário espiritual dos dias ali passados. De 2 até 7 de dezembro, escreveu a primeira redação das Regras da congregação. Recebia todos os dias a comunhão eucarística, passava os dias em oração, com práticas de jejum, e ajudando na igreja. E assim, iniciava a Congregação da Paixão de Jesus.

Carta de São Paulo da Cruz a Ir. Maria Crucifixa Constantini (03/09/1754): “Feliz a alma que, em silêncio de fé e de amor, deixa o sumo Bem fazer seus jogos de amor, abandonando-se, a vontade divina, quer na saúde como na doença, quer na vida como na morte! Oh! mil vezes feliz a alma desposada com a vontade divina, ao a cariciar esta soberana esposa no puro sofrimento interno e externo, repousando no seio do Pai celeste e alimentando-se em espírito e verdade desse maná divino da Vontade de Deus [...]. Viva pois no amor e do Santo Amor”.

(Breve tempo de silêncio para interiorização)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória a Santíssima Trindade

ORAÇÃO: Senhor, Pai Santo, que em São Paulo da Cruz quisestes manifestar tão fortemente o poder da graça batismal, chamando-o a seguir mais de perto a Jesus Cristo e a anunciar a Paixão de Jesus como obra do seu Divino Amor, fazei que nós, buscando constantemente a perfeição evangélica, alcancemos a graça de tamanha virtude e sejamos testemunhas da vitalidade apostólica da Igreja. Amém!

SÃO PAULO DA CRUZ SERVO FIEL DE MARIA, rogai por nós!

 

5º DIA – O VOTO DA MEMÓRIA DA PAIXÃO

Animado após o Retiro Paulo da Cruz decide ir a Roma em setembro de 1720 para receber autorização papal para a fundação da Congregação. Entretanto, devido a sua aparência um funcionário palácio papal não o permite entrar. Partindo dali entristecido Paulo dirige-se para a basílica de Santa Maria Maior, diante da imagem de Nossa Senhora, chamada Salus populi romani, sentiu que devia fazer um voto especial para si e sua congregação: o de se dedicar a promover no coração dos fiéis a grata memória da Paixão de Jesus e de fazer o possível para reunir companheiros para conseguir anunciar a Cristo Crucificado.

Carta de São Paulo da Cruz a Ir. Maria Crucifixa Constantini (02/12/1762): “Seja fiel a Deus, aceitando toda contrariedade de sua mão amorosa, em silêncio e com de mansidão. Tudo se esvairá, como a neblina ao grande calor do sol. Persevere firme e constante no seu teor de vida, sempre imersa em Deus, em solidão interior. Não procure outra consolação, senão a gradar a Deus e cumprir a sua santíssima vontade. Esta se segue melhor na aridez, na desolação, no abandono, e em outras adversidades, do que nas consolações. Quando tudo corre bem, até a criança se mostra valente; mas nas grandes provações sobressaem as almas fortes. Viva contente e carregue sua cruz no lugar em que está".

(Breve tempo de silêncio para interiorização)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória a Santíssima Trindade

ORAÇÃO: Ó Deus que revelastes a São Paulo da Cruz, o mistério, o poder, a força e a sabedoria que brotam da Cruz e o transformastes num amante do Crucificado. Nós Vos que também saibamos reconhecer-Vos na encarnação e na fraqueza da Cruz. Que como o apóstolo Paulo, também possamos dizer hoje que «não queremos saber outra coisa a não ser Jesus e a Ele Crucificado». Por Cristo nosso Senhor. Amém!

SÃO PAULO DA CRUZ SERVO FIEL DE MARIA, rogai por nós!

 

6º DIA – SÃO PAULO DA CRUZ, EVANGELIZADOR INCANSÁVEL

‘Caçador de almas’, assim era chamado Paulo da Cruz, pelo seu intenso amor ao Crucificado e pelo desejo de levar as pessoas a conhecer o amor de Deus no Cristo crucificado. Por mais de 40 anos ele viajou por várias regiões da Itália pregando missões, estima-se que ao todo sejam mais de 300 missões. Ele e seus religiosos davam preferência aos lugares mais abandonados pelo clero local. As missões se caracterizavam pela meditação diária sobre a Paixão de Jesus e uma instrução para despertar nas pessoas a confiança em Deus no perdão dos pecados por meio dos méritos de Cristo Crucificado.

Carta de São Paulo da Cruz aos seus religiosos (02/05/1750): “Desejo que vós sejais homens santos que, como trombetas animadas pelo Espírito Santo, vão anunciar o quanto fez e sofreu Jesus por amor-dos-homens [...], santos operários que acordem as almas adormecidas no pecado mediante a santa pregação das dores santíssimas do Filho de Deus, Jesus Cristo, para que, arrependidas, derramem lágrimas de penitência e, com a contínua e devota meditação das mesmas dores, cresçam sempre mais no santo temor de Deus, vivendo santamente, segundo o próprio estado de vida”.

(Breve tempo de silêncio para interiorização)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória a Santíssima Trindade

ORAÇÃO: Ó Deus que quereis que todos os seres humanos se salvem e conheçam o Evangelho do Vosso Filho Jesus Cristo, despertai no coração de todos os cristãos, leigos, sacerdotes, religiosos e religiosas, um solicito espírito apostólico e missionário. Que a exemplo de São Paulo da Cruz sejam capazes de se doarem sem medida pela causa do Vosso Reino. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

SÃO PAULO DA CRUZ SERVO FIEL DE MARIA, rogai por nós!

 

7º DIA – SÃO PAULO DA CRUZ, MESTRE DA ORAÇÃO

A vida mística de Paulo da Cruz parte e converge na experiência do Crucificado. A Paixão de Cristo foi o centro da sua vida, do seu apostolado e do carisma da Congregação que fundou. Ele expressa essa experiência na linguagem de amor e de dor. Dor e amor que atingem tal profundidade que se fundem entre eles, não conseguindo-se distinguir um do outro. Para Paulo da Cruz, a participação nos sofrimentos de Jesus na sua Paixão leva a uma profunda purificação dos defeitos e a uma verdadeira identificação com Jesus crucificado. Nessa experiência a pessoa alcança elevada comunhão com Deus, e se abre para a vida de intimidade profunda com Deus. É o caminho percorrido por Paulo.

Carta de São Paulo da Cruz a Ir. Maria Querubina Bresciani (02/01/1743): “O amor é virtude unitiva e torna próprias as penas do Bem-Amado. Não atue com a imaginação, mas em pura e fé confeccione um feixinho dos sofrimentos de Jesus e os traga no seio de sua alma. Ou então se conserve toda imersa em Deus em pura fé e, com alguma expressão amorosa, lembre-se quanto Ele fez e sofreu por nós e se deixe penetrar toda por esses sofrimentos, por esse amor etc., continuando nesse sagrado silêncio, nesse sagrado êxtase, que mais e mais enamora de Deus. Misture as penas de Jesus com as dores de Maria Santíssima e a alma toda imersa nessas penas e dores faça uma mistura amorosa e dolorosa ou dolorosa e amorosa. O amor lhe ensinará tudo!”.

(Breve tempo de silêncio para interiorização)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória a Santíssima Trindade

ORAÇÃO: Ó Pai que colocastes no coração de São Paulo da Cruz a vocação de fundador da Congregação Passionista, manifestai também em nós a Vossa vontade para que sejamos bons e fiéis continuadores do Carisma fundacional recebido por Paulo. Que levemos com responsabilidade e amor a vocação que abraçamos e que, com a ajuda de São Paulo da Cruz, sejamos capazes de tornar Cristo Crucificado conhecido e amado. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

SÃO PAULO DA CRUZ SERVO FIEL DE MARIA, rogai por nós!

 

8º DIA: SÃO PAULO DA CRUZ, DIRETOR ESPIRITUAL

Quer nas missões como nos retiros espirituais, Paulo dedicava muito tempo à escuta e direção espiritual das pessoas e à administração do sacramento da reconciliação. A direção continuava-a, depois, através das numerosas cartas que escrevia. Alguns biógrafos estimam que Paulo da Cruz escreveu mais de 5 mil cartas durante a sua vida. O apostolado de Paulo manifesta claramente a sua total entrega a Deus, ao serviço do próximo, dos pobres. A memória da Paixão é, para ele, o instrumento para despertar no coração das pessoas a resposta ao amor de Deus manifestado no Crucificado. Aqui está a novidade e a atualidade da mensagem de Paulo: a meditação da Paixão não é prerrogativa do clero, dos religiosos e dos intelectuais, mas qualquer pessoa pode aprender a meditar na Vida, Paixão e Morte de Jesus, para crescer no amor pessoal a Deus e alcançar a santidade em sua condição familiar e social.

Carta de São Paulo da Cruz a Ir. Maria Querubina Brisciani (30/06/1739): “[...] O progresso espiritual não se mede pelas doçuras, mas pelo exercício das santas virtudes. Recomendo-lhe sobretudo, conserve sempre maior carinho a joia da santa pobreza. [...] Como vítima de holocausto, se lance em espírito nesse fogo divino e se deixe incinerar. Quando senhora estiver bem incinerada, virá uma aragem dulcíssima e suavíssima, que levantará essa cinza e a engolfará toda naquele fogo divino, no qual se perderá, para reencontrar-se mais rica. Eleve-se à contemplação da perfeição divina: ora da grandeza infinita, ora da imensidão, ora da infinita beleza, bondade, e deixe que a alma descanse numa amorosa admiração e pasmo, donde nasce a complacência de que Deus seja o bem infinito que é. Nessa complacência a alma goza, rejubila-se, festeja, alegra-se com as riquezas e grandezas do seu bem-amado”.

(Breve tempo de silêncio para interiorização)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória a Santíssima Trindade

ORAÇÃO: São Paulo da Cruz concedei-nos o dom de saber meditar a cada dia os mistérios da Paixão e Morte de Jesus. Fazei com que o povo cristão valorize cada vez mais o exercício da meditação da Paixão como o melhor caminho para a santidade cristã. Concedei-nos que sejamos fiéis constantes na e meditação da Paixão, dedicando-lhe diariamente uns minutos. Amém!

SÃO PAULO DA CRUZ SERVO FIEL DE MARIA, rogai por nós!

 

9º DIA: TRÂNSITO DE SÃO PAULO DA CRUZ

No dia 18 de outubro de 1775, quarta-feira, às 16h45, Paulo da Cruz expirou. Meia hora antes que expirasse, Dom Tomás Struzzieri, passionista, Lhe disse: "Padre Paulo, recorde-se no paraíso da pobre Congregação pela qual tanto tem trabalhado e de todos nós seus pobres filhos". Paulo fez sinal de que sim com particular fervor. E disse: "Morro feliz por ter feito a vontade de Deus. Minhas esperanças estão postas na Paixão de Jesus e nas dores de Maria Santissima".

Testamento Espiritual de São Paulo da Cruz (29/08/1775): “Recomendo a todos, particularmente aos Superiores, que façam florescer sempre mais na Congregação o espírito de oração, o espírito de solidão e o espírito de pobreza. Ficai certos que, enquanto se mantiverem estas três coisas, a Congregação resplandecerá como sol diante de Deus e dos homens. [...] Procurem também, quando puderem, cooperar para o bem da santa Igreja, para a salvação das pobres almas do próximo, com as missões, os retiros espirituais e com as obras próprias do nosso Instituto, promovendo nos corações de todos a devoção à Paixão de Jesus Cristo e às Dores de Maria Santíssima. Sim, meu querido Jesus, eu, embora pecador, espero ir em breve para regozijar-Vos no santo Paraíso, para dar-Vos, na hora da minha morte, um abraço santo, para estar sempre junto de Vós pela eternidade perpétua... E agora Vos recomendo para sempre a pobre Congregação, que é fruto da vossa Cruz, Paixão e Morte. Imploro vossa santa benção para todos os religiosos e benfeitores”.

(Breve tempo de silêncio para interiorização)
Pai-nosso, Ave-Maria e Glória a Santíssima Trindade

ORAÇÃO: Ó glorioso São Paulo da Cruz, que meditando a Paixão de Jesus Cristo, Vos elevastes a tão elevado grau de santidade na terra, e de tanta felicidade no Céu, e pregando-a, oferecestes ao mundo, o remédio mais eficaz para todos os seus males. Obtende-nos a graça, de tê-La sempre impressa em nossos corações, a fim de que possamos obter os mesmos frutos, no tempo e na eternidade. Assim seja!

SÃO PAULO DA CRUZ SERVO FIEL DE MARIA, rogai por nós!

 

LADAINHA DE SÃO PAULO DA CRUZ (pode ser rezada todos os dias)

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.

Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho Redentor do mundo, que sois Deus, tende...
Espírito Santo, que sois Deus, tende...
Santíssima Trindade, que sois Deus, tende...

Santa Maria, rogai por nós.
São Paulo da Cruz, rogai por nós.

Pai da nossa Congregação, rogai por nós.
Apóstolo da Paixão de Jesus, rogai...
Amante de Jesus Crucificado, rogai...
Amante da Eucaristia, rogai...
Amante da solidão, rogai...
Mestre da oração, rogai...
Modelo de castidade, rogai...
Modelo de pobreza, rogai...
Modelo de obediência, rogai...
Modelo de humildade, rogai...
Espelho de virtude, rogai...
Exemplar de penitência, rogai...
Confessor intrépido, rogai...
Evangelizador incansável, rogai...
Apóstolo pelos vossos trabalhos, rogai...
Fiel servo de Maria, rogai...
Guia seguro no caminho da perfeição, rogai...
Glória e honra de seus filhos, rogai...

 

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,
perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,
ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,
tende piedade de nós.

 

Rogai por nós, São Paulo da Cruz
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Senhor, que infundistes no coração de Paulo um amor ardente a Jesus Crucificado, fazei que, pelos méritos de tão grande santo, consigamos completar em nós o que falta à Paixão de Jesus. Pelo mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.