Carta Circular 56 - EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

Belo Horizonte, 14 de setembro de 2021


EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ
A festa da vitória do Amor

exaltação2021.JPGQueridos irmãos.

No dia em que celebramos o ‘onomástico’ da nossa Província, quero parabenizar e agradecer a todos, pois se a ‘Província da Exaltação da Santa Cruz’ é uma realidade significativa e expressiva na Igreja e na Congregação, isso é pelo empenho e testemunho de todos os que a compõem. A Congregação Passionista tem trezentos anos de fundação, a Província EXALT está apenas no sétimo ano, mas sabemos que os anos são relativos, o que conta é a nossa capacidade de tornar o carisma atual, jovem, dinâmico, criativo e inspirador para nossa vida e apostolado.

A festa da Exaltação da Santa Cruz é a festa do Amor. Ao morrer na cruz, Jesus converteu o instrumento de morte em instrumento de Amor e de vida eterna. “Pela Cruz à Luz” era o lema episcopal do saudoso irmão passionista, Dom José Mauro Pereira Bastos, lembrando-o no 16° aniversário de falecimento.

Nas várias celebrações do nosso Jubileu (Santuário do Pai Eterno, Santuário Nossa Senhora Aparecida etc.) estamos vendo como a Cruz é referência de fé pelo povo; nela o povo vê o Amor e a Gloria de Deus Pai. O Deus invisível se torna visível no rosto do Crucificado.

É na Cruz que percebemos nossa dignidade e nosso valor: criados por Deus-Pai, redimidos pelo Filho-Jesus na cruz, santificados pelo Espírito Santo. Por isso, um cristianismo sem a Cruz é falso.
Mas também um Passionista que não olha para Cruz não é passionista.

A cruz de Jesus deve ser a atração para nós passionistas. A entrega de Jesus pela humanidade, seu sentimento de ‘compaixão’ deve ser para nós fonte de inspiração na vida comunitária e no apostolado. Para nós Passionistas não existe outra fonte de inspiração fora da Cruz de Cristo, como foi pelo nosso fundador, São Paulo da Cruz. Pois somente na Cruz entendemos a profundidade do amor de Deus pela humanidade e como Ela hoje é ainda o “remédio mais eficaz contra todos os males deste nosso tempo” (São Paulo da Cruz).

Somente mirando a Cruz, nós conseguiremos ser um reflexo do amor de Deus para nossos irmãos e irmãs; fora desse ‘reflexo’ o que nós chamamos de ‘amor’ pode ser busca de gratificação pessoal e de egoísmo.

Exaltar a Santa Cruz significa aprender a enfrentar e santificar as cruzes que enfrentamos no dia a dia (incompreensões, conflitos, doenças etc.), não como momento de derrota, mas como instrumentos de vida e aliviar o peso das cruzes dos crucificados de hoje.

“A cruz de Jesus ensina-nos que na vida há fracasso e vitória, e não devemos temer os ‘maus momentos’, que podem ser iluminados próprio pela Cruz, sinal da vitória de Deus sobre o mal... A não temer a derrota, pois há a vitória” (Papa Francisco, Homilia, 14/09/2018).

Celebrando o nome da nossa Província, no Jubileu da Congregação, queremos exaltar a força renovadora do amor de Deus no Cristo crucificado e lhe peçamos a graça de vivê-lo no cotidiano de nossas vidas.

A todos, meu abraço fraterno.

Pe. Giovanni Cipriani
Superior Provincial