Cariacica, 30 de novembro de 2014

Caros irmãos

Hoje, 30 de novembro, primeiro domingo do Advento, é a apertura do Ano da Vida Consagrada. Ele será encerrado no dia 2 de fevereiro de 2016.

Dom João Cardeal de Aviz, o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, convida-nos a celebrá-lo em três perspectivas, amplas, que inspiram um caminho positivo:
a) Para o passado, uma memória grata;
b) para o presente, uma entrega apaixonada à nossa vocação;
c) para o futuro, a confiança na fidelidade de Deus.

Para nós da Província da Exaltação da Santa Cruz, o Ano deveria ser um grande hino de ação de graças por tudo aquilo que aconteceu nos três Vicariatos e um kairós de prospectiva no sentido de olhar para frente e se perguntar como a Província deve caminhar de agora em diante.

Não é um Ano para organizar apenas eventos e celebrações. É um Ano para um caminho pessoal de agradecimento a Deus pela própria vocação e di conversão profunda. Não é um Ano para fazer coisas, mas um tempo que Deus nos dá para recuperar o que perdemos ao longo da caminhada: a centralidade e primazia de Cristo na vida pessoal.

É a partir dessa centralidade que aprendemos a 'ser' pessoa 'cristocêntrica', ou seja, uma pessoa transfigurada, até dizer com o apóstolo Paulo: «Para mim, o viver é Cristo» (Fil 1,21), «os meus sentimentos são os sentimentos de Cristo Jesus».

A perseverança na vida religiosa está ligada unicamente a essa experiência. Não há outro motivo - humano, espiritual ou pastoral - que nos segure.

De fato, somente depois da 'transfiguração' de Jesus e com Jesus, Pedro pode exclamar entusiasta: «Senhor, é bom estarmos aqui!» (Mt 17,4).

É para viver essa alegria que o Vaticano propôs-nos o estudo e aprofundamento sobre a Vida Consagrada através da Carta 'Alegrai-vos', por meio do qual, o Papa Francisco convoca-nos a cultivar no cotidiano de nossas vidas, a alegria, sinal de uma vida realizada e feliz, consequência de verdadeiro e profundo encontro com o Senhor. "A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Com Jesus Cristo, nasce e renasce sem cessar a alegria" (Evangelii Gaudium, 1).

Uma segunda carta, recentemente publicada "Perscrutai", convida-nos a "permanecer com o coração resoluto, fiéis ao Senhor". Como consagrados, continua o documento, "devemos perscrutar os horizontes da nossa vida e do nosso tempo em vigilante vigília. Perscrutar na noite para reconhecer o fogo que ilumina e guia, perscrutar o céu para reconhecer os sinais anunciadores de bênçãos para a nossa aridez".

Na articulada e longa Carta para o Ano da Vida Consagrada, o papa Francisco fala-nos como 'irmão', 'consagrado a Deus como nós'. Nela, o Papa apresenta osobjetivos do Ano: "olhar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar com esperança o futuro". As expectativas: "O que eu espero deste ano de graça da Vida consagrada é que seja sempre verdade que onde há religiosos haja alegria". Os horizontes: uma vida partilhada entre leigos/as e consagrados/as. Aos leigos, o incentivo de viver este Ano "como uma graça que pode tornar-vos mais conscientes do dom recebido", que deve ser celebrado com toda a "família". "Em algumas ocasiões - escreve o Papa - quando os consagrados de vários Institutos se reunirem, tentem participar também vocês, como expressão do único dom de Deus", de modo que "se enriqueçam e se apóiem reciprocamente".

Vou lembrar uns documentos mais recentes que nos podem ajudar na reflexão sobre a Vida Consagrada:

CONGREGAÇÃO PARA OS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADA E AS SOCIEDADES DE VIDA APOSTÓLICA, A vida fraterna em comunidade - «Congregavit nos in unum Christi amor», 1994.

JOÃO PAULO II, Vida Consagrada, 1996.

CONGREGAÇÃO PARA OS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADA E AS SOCIEDADES DE VIDA APOSTÓLICA,Partir de Cristo, 2002.

CELAM, Documento de Aparecida, 2007, nn. 216-224.

CONGREGAÇÃO PARA OS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADA E AS SOCIEDADES DE VIDA APOSTÓLICA, O serviço da autoridade e a obediência - Faciem tuam, Domine, requiram, 2008.

CONGREGAÇÃO DA PAIXÃO DE JESUS CRISTO,Documento final do 46° Capítulo geral, 2012.

PAPA FRANCISCO, A alegria do Evangelho, 2013.

CONGREGAÇÃO PARA OS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADA E AS SOCIEDADES DE VIDA APOSTÓLICA, Alegrai-vos, 2014.

CONGREGAÇÃO PARA OS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADA E AS SOCIEDADES DE VIDA APOSTÓLICA, Perscrutai, 2014.

PAPA FRANCISCO, Carta para o Ano da Vida Consagrada, 2014.

PAPA FRANCISCO, Mensagem para Missa de abertura do Ano da Vida Consagrada, 2014.

Que possamos viver a mesma experiência de São Gabriel de N. S. das Dores quando, em 1856, escrevia: "A alegria que desfruto dentro desses muros é indizível. Papai, pode crer que lhe falo com o coração nos lábios: um quarto de hora passado aos pés de Maria, nosso refúgio e nossa consolação, vale mais do que um ano de prazeres e divertimentos mundanos".

A todos meu abraço fraterno.

Pe. Giovanni Cipriani
Superior provincial