Carta Circular 7 - Festa de São Gabriel

Belo Horizonte, 24 de fevereiro de 2015

Queridos irmãos,

A festa de São Gabriel coincide, neste ano, com o início da experiência da vida passionista dos nossos aspirantes. Agradeçamos a Deus e ao nosso Santo Fundador que continua chamando 'companheiros' para conosco viver e pregar o amor de Deus por meio da Paixão de Jesus.

São Gabriel é para os nossos jovense para nós exemplo de radicalidade e seriedade no seguimento de Jesus. Mesmo filho de um governador do Estado Pontifício, deixou tudo para uma vida pobre e desapegada. Nisso, ele encontrou a felicidade: "A alegria que desfruto dentro desses muros é indizível" (Carta,1856).

Nesta Quaresma, somos convidados a fortalecer, com a mortificação e o autodomínio, a nossa vontade para viver uma vida mais sóbria e desapegada, pois, a cultura do consumismo e do descartável, do bonito pode nos arrastar para a doença do mais: mais prestígio, mais TV, mais dinheiro, mais glória, mais prazer, mais WhatsApp, mais Facebook, mais... 

Pensando que no alcance do 'mais' iremos ser felizes. Pura ilusão. Jesus nos ensina que a verdadeira felicidade está no serviço: "Também vós deveis lavar os pés uns aos outros... sereis felizes se o puserdes em prática" (Jo 13,1-17).

O 'serviço' é o tema da CF 2015. "O Filho do Homem veio para servir e dar a vida em redenção de muitos" (Mc 10,45).Jesus colocou-se totalmente a serviço do Reino de Deus, que é de paz e de justiça, de misericórdia e de fraternidade, de entrega por amor e de servir sem reserva.

Assim como da doação de Jesus veio uma nova humanidade para nós, assim também uma sociedade mais justa e fraternagermina sempre do gesto de doação de tantas pessoas escondidas.

Agradeço a cada um de vocês, queridos irmãos, que, nas diversas pastorais e atividades, estão quotidianamente inclinados, como no gesto do 'lava pés', diante de irmãos e irmãs excluídos da sociedade do bem-estar e do consumismo, e abraçando aqueles que se sentem sozinhos, excluídos, na orla existencial do coração humano.

"Olharão para aquele que traspassaram" (Jo 19,37).Mantenhamos o olhar fixo no Cristo crucificado, aí tiramos a força a aprendemos a beleza do serviço e do amor. Amor que se doa até a morte.
Sem esse olhar, arriscamos de nos tornar apenas 'assistentes sociais' e 'funcionários do sagrado' (Papa Francisco).

Ano da Vida Consagrada

"O carisma de cada família religiosa é guardado pela obediência e a sabedoria, juntas. E por este caminho evitamos viver a nossa consagração de forma superficial e desencarnada, como se fosse uma gnose, que se reduziria a uma 'caricatura' da vida religiosa, onde se implementa uma sucessão sem renúncia, uma oração sem encontro, uma vida fraterna sem comunhão, uma obediência sem confiança, uma caridade sem transcendência" (Papa Francisco, Homilia, 2 de fevereiro de 2015).

CF 2015

"Com a Campanha da Fraternidade, nos comprometemos a praticar a justiça e o amor, enriquecendo a sociedade com os valores do Evangelho, imitando Jesus no serviço a todos, e buscando Ele nas periferias existenciais, onde está desfigurado nos tantos rostos sofridos, machucados pela miséria, pela violência e pela falta de misericórdia"

Senhor "queremos viver o nosso batismo, assumindo a missão que nos destes de evangelizar a sociedade, para que todos tenham vida e vida em plenitude. Como Vós, nos colocamos a serviço do próximo e, inspirados em Vós, queremos lavar os pés uns dos outros. Ajudai-nos a testemunhar à sociedade a Vossa misericórdia que liberta e salva".

Fraternalmente,

Pe. Giovanni Cipriani, CP
Superior Provincial