Roma, 14 de setembro de 2015

EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

Caros irmãos,

Fico feliz em ouvir dos Religiosos passionistas aqui em Roma: “A Província da Exaltação da Santa Cruz... que nome bonito!”. E eu respondo que é bonito o nome e são bonitos os irmãos da Província e falo não somente da beleza física, mas sim da beleza do coração que se manifesta na doação, na entrega ao povo de Deus, na alegria comunitária.

cc11-1.JPGExaltar a Cruz é exaltar o amor. A festa da Exaltação celebra a Santa Cruz não para exaltar o patíbulo em que Jesus morreu, e sim para celebrar o que a cruz de Cristo nos manifestou: o amor doado até a morte.

O Pai exalta o Filho que aceitou obedecer até o dom supremo da vida; assim, a Cruz se torna o sinal de obediência como adesão que acompanha toda a Sua aventura terrena.

É o amor que ilumina a Cruz. Jesus na cruz revela-nos a beleza e a força do amor. Ele que na “sua morte, aparece aos olhos humanos, desfigurado e sem beleza, a ponto de obrigar os espectadores a desviar o rosto (cf. Is 53,2-3), manifesta plenamente a beleza e a força do amor de Deus, precisa-mente na Cruz” (VC 24).

No mistério da cruz de Cristo é revelado a plenitude do amor: “Aqui o amor é todo doado. Aqui o rosto do Cristo Transfigurado (Mt 17,1-9)brilha em uma nova beleza no rosto de Cristo crucificado, onde a beleza alcança sua dimensão mais profunda: a do Amor. Aqui Cristo aparece o «mais belo entre os filhos do homem» (Sal 45,3) (VC 15; 23-24).

E o apóstolo Paulo diz com firmeza: "Cristo crucificado, força e sabedoria de Deus" (1 Cor 1,24).

No rosto do Cristo crucificado brilha a verdadeira beleza porque é a beleza do amor, não tocado pela sombra do egoísmo."Todas as verdades reveladas procedem da mesma fonte divina e são acreditadas com a mesma fé, mas algumas delas são mais importantes por exprimir mais diretamente o coração do Evangelho. Neste núcleo fundamental, o que sobressai é a beleza do amor salvífico de Deus manifestado em Jesus Cristo morto e ressuscitado" (EG 36).

Como consagrados passionistas da Província que tem o nome ‘Exaltação da Santa Cruz’,nossa vocação específica é refletir este esplendor do amor de Cristo crucificado, e confessar, com a nossa fi-delidade ao mistério da Cruz, que cremos e vivemos do amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Desse modo, nós contribuímos para manter viva na Igreja a consciência de que a Cruz é a superabundância do amor de Deus que transborda sobre este mundo, ela é o grande sinal da presença salvífica de Cristo (cf VC 24).

Jesus na cruz nos ensina que o amor é a verdadeira beleza da vida ea verdadeira força que liberta o coração do egoísmo. Ele nos ensina que é do coração bonito que parte a beleza do corpo! Olhemos para Maria, sua mãe: Maria era bonita por dentro, Maria era bonita em seus sentimentos, Maria era bonita em sua humildade, Maria era bonita em sua generosidade, Maria era bonita em sua total dedicação ao seu Filho.

Hoje há o culto da beleza, o culto do corpo, uma idolatria do corpo - e parece que nem nós consa-grados estamos isentos desta tentação! -, mas, infelizmente, separado da beleza dos sentimentos; há concursos de beleza, há quem fazem cirurgias para manter a beleza juvenil.

Nós consagrados passionistas, chamados a estar ‘aos pés da Cruz’ devemos mostrar que “a beleza não está no rosto; a beleza é uma luz no coração” (K. Gibran). É essa beleza que nos dá felicidade, que cria uma maneira mais bonita de viver a nossa vocação nas relações comunitárias e no trabalho pastoral.

É essa beleza que pode dar esperança de uma vida mais justa e solidária ao Brasil, não a beleza de ‘miss Brasil’.É dessa beleza que fala F.M. Dostoevskij quando escreve: “A humanidade pode viver, sem ciência, pode viver sem pão, mas não pode viver sem beleza... é a beleza que salva o mundo” (1821-1881).A beleza de Cristo na cruz. É essa a nossa profecia hoje.

Os jovens buscam a felicidade. Todos nós a procuramos. Mas, ás vezes,por caminhos diferentes dos que escolheu Jesus. “Anunciar Cristo significa mostrar que crer n’Ele e segui-Lo não é algo apenas verdadeiro e justo, mas também belo, capaz de cumular a vida de um novo esplendor e de uma alegria profunda... Se nós, como diz Santo Agostinho, não amamos senão o que é belo, o Filho feito homem, revelação da beleza infinita, é sumamente amável e atrai-nos para Si com laços de amor” (EG 167).

Nós, hoje, lembramos um irmão que testemunhou até a morte que é somente da Cruz que vem a be-leza e a luz da vida, o saudoso dom José Mauro Pereira Bastos, que escolheu como lema: “Pela Cruz à luz”. Bispo, bom pastor e profeta no meio do povo. Ele faleceu próprio no dia da Exaltação da Santa Cruz (14 de setembro de 2006), naquele trágico acidente rodoviário. E aquelas flamas do corpo queimando-se, que todos nós vimos na reportagem, estão ainda a testemunhar uma vida doada totalmente ao povo de Deus.

Que possamos sentir e viver o orgulho do apóstolo Paulo: “Quanto a mim, que eu me glorie somente da cruz do nosso Senhor, Jesus Cristo”(Gl 6,14).

Repitamos, todos os dias, o gesto devoto de gratidão, que cumprimos na Sexta-feira santa, quando adoramos a cruz de Cristo e imprimimos nela, a marca do nosso amor, beijando a Cruz e Cristo, que nela está deitado.

Parabéns, caros irmãos da nossa amada Província da Exaltação da Santa Cruz.

Fraternalmente


Giovanni Cipriani
Superior provincial