Belo Horizonte, 18 de outubro de 2016

PAULO DA CRUZ, LUZ NA TRAVESSIA

“A vida é como uma viagem no mar da história, com frequência enevoada e tem-pestuosa, uma viagem na qual perscrutamos os astros que nos indicam a rota. As verdadeiras estrelas da nossa vida são as pessoas que souberam viver com retidão. Elas são luzes de esperança. Certamente, Jesus Cristo é a luz por antonomásia, o sol erguido sobre todas as trevas da história. Mas, para chegar até Ele precisamos também de luzes vizinhas, de pessoas que dão luz recebida da luz d'Ele e oferecem, assim, orientação para a nossa travessia” (Papa Bento, Spe salvi, 49).

Dia 18 de outubro de 1775, o nosso pai e fundador, Paulo da Cruz, celebrou seu ‘trânsito’ ao céu. Se passaram 241 anos daquele dia. Sinceramente eu não sinto que passou tanto tempo. Eu sinto que Paulo da Cruz está ao meu lado, é a “luz vizinha” que orienta minha vida e a vida da nossa Província da Exaltação da Santa Cruz (EXALT) nas ‘travessias’. Ele caminha conosco. Pois, eu sinto sua presença na vida, na alegria, no entusiasmo, no compromisso, no zelo missionário de cada meu irmão. Senti sua presença, de modo particular, na nossa última Assembleia provincial quando decidimos, de maneira tão vibrante, abrir uma frente missioná-ria no Acre. Não é isso o que Ele queria? Ele que sempre escolheu as ‘periferias’ geográficas e existenciais?

Obrigado, Paulo da Cruz, nosso pai e fundador. Peço-lhe que mantenha sempre vivo em teus ‘filhos’ da Província EXALT o amor à Igreja, o zelo missionário, “o espírito de oração, o espírito de solidão e o espírito de pobreza” para que a Congregação da Paixão de Jesus Cristo possa “resplandecer como sol diante de Deus e dos homens” (Seu Testamento espiritual).

Pe. Giovanni Cipriani
Superior provincial