Beato Bernardo Maria Silvestrelli

beato_bernardo_maria_silvestrelli.jpgO Beato Bernardo Maria de Jesus, nascido César Silvestrelli, nasceu em Roma no dia 7 de Novembro de 1831, da nobre família Silvestrelli-Gozzani. Baptizado no mesmo dia e confirmado no dia 7 de Junho de 1840, foi ordenado sacerdote no Monte Argentário em 22 de Dezembro de 1855, fazendo a profissão religiosa a 28 de Abril de 1857, no Noviciado de Morrovalle, onde teve como companheiro o futuro S. Gabriel de Nossa Senhora das Dores.

Muito cedo foi designado para desempenhar importantes serviços na Congregação: Director de Estudantes, Mestre de Noviços, Superior, Consultor Provincial e Superior Geral nos anos 1878-88 e 1893-1907. Defensor intrépido do espírito da Congregação, em circunstâncias particularmente difíceis, imprimiu um grande impulso ao nosso instituto no mundo. Sob a sua luminosa e vigilante orientação, foram fundadas seis novas províncias e reorganizadas as que tinham sido postas à prova pela supressão governativa em Itália e França.

Tendo renunciado ao generalato, recebeu, por vontade do Papa, o título vitalício de Superior Geral honorário. Retirando-se para Moricone, na Sabina, ali morreu de uma queda no dia 9 de Dezembro de 1911, com 80 anos de idade. Foi beatificado por João Paulo II no dia 16 de Outubro de 1988.