• "Na Paixão de Cristo não há engano. Quem se aconselha com o Crucificado jamais erra”.

    Frases de São Paulo da Cruz
  • "A humildade não consiste em exterioridade (que poderia ser soberba), mas em uma atitude de coração”.

    Frases de São Paulo da Cruz
  • "Não nos assustem as dificuldades, as faltas diárias e fraquezas, porque elas são o trono da misericórdia divina".

    Frases de São Paulo da Cruz
Onde você está > vocacional

SAV – Serviço de Animação Vocacional

“Congregação Passionista: Casa de Santos, Escola de Santidade” (Cf. Beato Paulo VI)

Nossa Missão

Despertar nos jovens o desejo de testemunhar a Pessoa de Jesus Cristo, na perspectiva do carisma de São Paulo da Cruz, promovendo uma cultura vocacional à luz da memória passionis, “como remédio mais eficaz para todos os males do mundo”. Apresentar a espiritualidade e o carisma passionista de modo atraente, como fonte de seguimento e adesão a Cristo Crucificado. Segundo o desejo do nosso Pai Fundador: “anunciar o Evangelho de Cristo aos homens”. 1 Levando o jovem a assumir o compromisso do sacramento do Batismo, através da sua resposta vocacional no serviço de Cristo, da Igreja e da sociedade.

ETAPAS DO PROCESSO FORMATIVO DE UM PASSIONISTA

Para chegar a se consagrar totalmente a Deus como religioso passionista, o jovem necessita de um período em que ele pode discernir qual é verdadeiramente a vontade de Deus em sua vida, para então segui-lo de uma forma livre e segura, por isso, há diversas etapas de formação.

O primeiro passo é o jovem entrar em contato com o Serviço de AnimaçãoVocacional. Ele então receberá um acompanhamento no período de um ano,participando dos encontros vocacionais. Dessa forma irá conhecer um pouco mais sobre a vida em comunidade e a espiritualidade da Congregação.

1- Etapa do Aspirantado:

Neste tempo, o formando procurará discernir melhor a autenticidade de sua vocação para a vida religiosa passionista, por meio de uma maior maturação na vida espiritual, comunitária e 1 Constituições da Congregação da Paixão de Jesus Cristo, nº 01. pastoral, permitindo-lhe avançar entre as certezas e dúvidas, buscandodescobrir a vontade de Deus em sua vida.

2- Etapa do Postulantado:

é um período da formação inicial durante o qual os jovens experimentarão a vida comunitária. Neste tempo, examinarão o seu chamado e se prepararão convenientemente para o NOVICIADO. Além do crescimento recíproco, poderão crescer mais na maturidade humana eafetiva e adquirir ideias claras a respeito dos fins da Vida Religiosa e Vida Religiosa Passionista. Nesta etapa o jovem cursa a Filosofia (03 anos).

3- Etapa do Noviciado:

é um dos períodos mais importantes e marcantes na vida religiosa, tempo de aprofundamento, recolhimento, estudo e discernimento. Tempo de preparo para o próximo passo tão importante queserá dado: a consagração a Deus, através da profissão dos votos decastidade, pobreza e obediência e o voto específico dos ReligiososPassionistas, o de promover o culto e a grata memória da Paixão de Jesus.

4- Etapa do Juniorato:

Nesse período, prosseguem-se a formação religiosa e eclesial, nesta etapa, o religioso cursa a Teologia. Se preparando melhor para servir a Igreja e a Congregação. Após três anos de Profissão Simples, o religioso emite sua Profissão Perpétua, consagrando para sempre sua vida a Deus.

Oração vocacional

Deus nosso Pai, que chamastes tantos jovens a viverem na Família Passionista, a compaixão do vosso Filho Jesus Crucificado. Continuais fazendo o mesmo apelo dentro de nossas famílias e em meio a nossa juventude. Chamai, Senhor, para vosso serviço, jovens disponíveis e solidários com os pobres e marginalizados, prontos a testemunharem a filiação e a fraternidade, na alegria do anúncio de Jesus Cristo, pelaforça da Palavra da Cruz. Isto vos pedimos, ó Pai, pela intercessão de São Paulo da Cruz, da Virgem das Dores e pelo vosso Filho Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Junte-se a nós!


Venha ser Passionista



Secretariado Vocacional
Rua Souza Magalhães, 637, Barreiro.
CEP: 30640-570
Belo Horizonte- MG
e-mail: savpassionista@gmail.com