Reflexões Semanais para Quaresma 2021

teste página (Médio).jpg

O apelo ao "arrependimento" é um apelo espiritual à novidade e à renovação da mente e do coração, moldados pelos valores do Evangelho. Desta vez é uma oportunidade para que aprofundemos o nosso chamamento ao discipulado, como diz a canção do musical GODSPELL: "To see thee more clearly; love thee more dearly; follow thee more nearly, day by day", ("Para te ver mais claramente; para te amar mais mais claramente; amo-te mais carinhosamente; dia após dia").

Por causa da nossa fragilidade humana, sabemos que a conversão e que a conversão e renovação da mente e do coração é uma necessidade constante e diária... e é uma graça do nosso Deus paciente e amoroso, uma graça livremente disponível a todos os que genuinamente procuram aquela "pérola de grande preço". No entanto, a graça não é alcançada sem um pequeno e s f o r ç o da nossa parte. O chamamento à conversão e o arrependimento estão sempre no contexto da nossa relação com Deus: um convite e uma resposta, em duplo sentido, um compromisso bidirecional.

Dois membros do Conselho, os Padres. Rafael Vivanco e Juan Ignacio Villar, foram encarregados de preparar uma série de reflexões para as semanas da Quaresma e da Semana Santa. São reflexões a partir da leitura do Evangelho de cada domingo, relacionadas com um tema em conexão com a experiência espiritual de S. Paulo da Cruz, tal como consta no seu Diário Espiritual durante o seu retiro de 40 dias em Castellazzo, e sugestões que nos ajudam a refletir à luz do tempo presente.

Tenho o prazer de apresentar estas ajudas quaresmais à Família Passionista. Ao mesmo tempo, enquanto vos encorajo a comprometerem-se a fazer uso pessoal deste rico material, encorajo-vos a encontrar um tempo, todas as semanas, para fazer uso deste recurso espiritual como fonte de esperança quaresmal e jubilar para a renovação e conversão, em dinâmicas e encontros tanto na comunidade de Religiosos Passionistas bem como em grupos de religiosos com leigos.

Com os meus melhores votos de uma Quaresma frutuosa e de uma renovada alegria pascal,

Pe. Joachim Rego,CP
Superior Geral dos Passionistas

  1. SEMANA INTRODUTÓRIA - O que podes fazer por ti?
  2. 1ª SEMANA DA QUARESMA - O que preciso de fazer, reconhecer e aceitar sobre mim mesmo?
  3. 2ª SEMANA DA QUARESMA - O que e como rezas hoje para que a tua vida se transforme? 
  4. 3ª SEMANA DA QUARESMA - O que há de pobre em ti?
  5. 4ª SEMANA DA QUARESMA - O exercício da penitência, ajuda a converter-te?
  6. 5ª SEMANA DA QUARESMA - Como é que se vive o sofrimento?
  7. SEMANA SANTA - Qual Jesus é que recebes na tua vida, hoje?
  8. PÁSCOA DA RESSUREIÇÃO - O que desejas resgatar/ressuscitar da tua essência?