Dedicação da Capela do Noviciado Interprovincial Cristo Libertador
10/01/2022

No dia 07 de janeiro de 2022 às 18 horas foi realizada a Inauguração da Nova Capela do Noviciado Interprovincial Cristo Libertador (São Luís de Montes Belos/GO) com a celebração de Dedicação da capela e consagração do altar presidida por Dom Washigton Cruz,CP (Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Goiânia/GO).

A celebração foi concelebrada pelos superiores das duas províncias Passionistas do Brasil: Pe. Giovanni Cipriani (Provincial da Província da Exaltação da Santa Cruz) e Pe. Leudes Aparecido (Província Getsêmani) e pelos religiosos: Pe. José Roberto (Mestre de Noviços), Pe. Tarcílio, Pe. Felipe, Pe. Wanderlan, Pe. Siro e pelo Pe. Artur Juliatti (Arquidiocese de Vitória/ES). Estiveram presentes também os noviços de 2021 e os pré-noviços de 2022, familiares, amigos e benfeitores da comunidade do noviciado, bem como, profissionais que se empenharam na construção da capela ao longo do ano de 2021.

Em sua homilia, Dom Washigton destacou a importância da tradição de dedicação do templo e consagração do Altar. O mistério celebrado pela santa missa e as orações da liturgia das orações tem sempre a sua centralidade em Jesus Cristo, pedra angular de toda construção. “Jesus é o fundamento de todo o edifício espiritual, do qual a capela que estamos dedicando é imagem. A existência da Igreja e a sua duração são possíveis só se Jesus continua a fundá-la, a edificá-la, transformando os corações e convertendo os espíritos, isto é, destruindo os pecados que infelizmente se repetem e enviando sempre o Espírito Santo”, disse ele.

A capela é assim o sinal e a presença de Cristo no meio da comunidade religiosa. “Cristo Ressuscitado é o Senhor do templo e o próprio templo de Deus” acrescentou. Ao falar sobre o altar e a importância de sua consagração, Dom Washigton realçou a presença do Ressuscitado que este representa. “Olhemos para este altar. Ele é de pedra. Cristo é a pedra viva em torno da qual nós crescemos como templo santo. Cristo é a pedra fundamental, sobre a qual é possível construir uma casa que não desmorona, Cristo é a rocha da qual brota para nós - como para o povo hebreu no deserto - a água viva. Aqui, como sobre um trono, é colocado o Cordeiro imolado”.

Para finalizar, Dom Washigton lembrou da capela como um lugar do encontro pessoal na presença de Deus. “Esta capela, portanto, é um Santuário da presença de Deus. Lugar onde se escuta e medita a Palavra santa”. Um lugar a ser visitado várias vezes durante o dia, seja em comunidade, mas também para oração pessoal. É o lugar onde se devemos nos permitir encontrar com o Senhor.

Após a celebração Pe. José Roberto proferiu os seus agradecimentos a Deus, a Congregação em especial as províncias EXALT e GETH, aos familiares e benfeitores de tantos lugares, aos profissionais que se empenharam na construção da capela. Foi assim afixada uma placa ao lado da porta da capela para lembrança do dia da dedicação.

Ao fim da celebração foi servido um jantar de confraternização. Agradecemos a Deus e rezamos por toda comunidade do noviciado para que construam um bonito caminho de vida e entrega ao Senhor através da consagração.