Profissão Religiosa dos Noviços Fausto e Marco Túlio
15/01/2022

Crédito das Fotos: Bueno Fotos (PASCOM Paróquia Santa Cruz)

Aos 08 de janeiro de 2022, os noviços passionistas do Brasil: Fausto do Coração Transpassado de Jesus (EXALT), Marco Túlio de Nossa Senhora Aparecida (EXALT), Rônalde Caique de São José (GETH) e Thiago do Coração Misericordioso de Jesus (GETH) professaram, pela primeira vez, os votos temporários na Congregação da Paixão de Jesus Cristo.

Presidiu a celebração o Pe. Leudes Aparecido,CP (Provincial da Província Getsêmani) e a celebração foi concelebrada pelos religiosos passionistas: Pe. Giovanni Cipriani (Provincial da Província da Exaltação da Santa Cruz), Pe. José Roberto (Mestre de Noviços), Pe. Tarcílio, Pe. Felipe, Pe. Wanderlan, Pe. Luiz Martins, Pe. Célio Amaro, Pe. Siro, Pe. Wesley e por padres de outras congregações religiosas e dioceses: Pe. Geraldo Lamberrere,sj; Pe. Artur Juliatti (Arquidiocese de Vitória/ES); Pe. Walisson Rodrigues, Pe. Marcus Vinicius, Pe. Ozaine (Diocese de São Luís de Montes Belos/GO).

Na homilia, o Pe. Giovanni exortou os noviços que a exemplo de Abrão ouviram o chamado de Deus e deixaram seus lares e seu projetos e seguiram a voz de Deus. “Para onde iremos, ainda não sabemos, mas sabemos que este chamado bonito leva sempre para a glória da Cruz, para a beleza da Cruz”, afirmou. Continuando a falar da profissão religiosa, o Pe. Giovanni diz que a Profissão religiosa é um dia que marca a vida do consagrado. Citando o documento Vita Consecrata, relembra que a Profissão Religiosa tem como fundamento o seguimento a Jesus Cristo pobre, casto e obediente.

Ao citar o Evangelho, ele lembrou a pergunta que o jovem faz a Jesus: o que devo fazer? Essa pergunta está na essência de todo consagrado: “Nós somos buscadores de Deus, aprofundamos o mistério de Deus. A vida religiosa é o lugar para buscar a Deus e aprofundar o mistério de Deus para chegar a ser uma réplica de Jesus”, disse ele. Mas para chegar a escolher Jesus como projeto de vida, como diz o Apóstolo Paulo na carta aos coríntios, temos que ser loucos e não sábios com a sabedoria mundana.

Para finalizar, Pe. Giovanni fez uma comparação da vocação passionista a imagem do Crucificado que foi colocada na nova capela do noviciado. “Este crucificado, para mim, expressa algo muito importante: Jesus que olha para a terra, olha para este mundo, olha para o sofrimento humano e quer abraçar a todos. É esta a nossa vocação passionista: Jesus nos atrai na Cruz. É na cruz que nós recebemos a vocação mais expressiva do carisma passionista, ser atraídos pela cruz de Jesus e ser uma réplica do Cristo Crucificado neste mundo”.

Após o rito da profissão religiosa e o recebimento das insígnias da Congregação os novos religiosos foram acolhidos pelos religiosos passionistas presentes das duas províncias. Em seus agradecimentos, agradeceram a Deus, às suas famílias, à Congregação e suas províncias, a comunidade do noviciado, as paroquias de pastorais e todo povo de Deus que os ajudaram.

Em seguida, foi realizado o rito de abertura do noviciado dos novos noviços da congregação passionista do ano de 2022: Província GETH: Anderson Rodrigo Crespo Rosa, Luiz Carlos Rodrigues da Silva Província EXALT: Antônio Carlos Silva Ribeiro, Euclides Evangelista Marçal, Felipe Gomes Scarpatti, Francisley José da Silva, Lucas Daniel da Silva. O mestre justificou a ausência de Isaías Paulino Sitaub (GETH) que devido a questões emigratórias ainda não havia chegado ao Brasil.

Rogamos a Deus pela vida desses nossos irmãos que professaram os seus votos e por aqueles que iniciaram a sua caminhada do noviciado. Que São Paulo da Cruz e Nossa Senhora das Dores intercedam pelas suas vocações e sejam perseverantes ao chamado que Cristo Jesus os fez.