Carta Aberta da Família Passionista do Brasil
24/10/2021

“Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa” (cf. Mt 5, 11-16).

Nestes dias ouvimos uma voz que, da tribuna da Assembleia Legislativa de São Paulo, ao ser proferida, feriu, machucou e ofendeu aqueles que lançam no mundo sementes de esperança. Nós, a Família Passionista no Brasil, diante de tal fato, mostramos o nosso repúdio às vozes que espalham o ódio.

O ataque a Dom Orlando Brandes, ao Papa Francisco e à CNBB nos convida a uma maior comunhão para que nossas ações sejam de acolhida, solidariedade e fraternidade. Nos corações corrompidos pelo transitório esses sentimentos não encontram espaço porque eles não conseguem acolher o projeto de vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. Cabe a nós uma prece de confiança a Deus.

Diante de tais fatos a Família Passionista no Brasil convida para uma vigília de oração em favor da vida, da dignidade e do respeito, contra toda a intolerância e o ódio. Queremos fazê-la na Memória do Beato Eugênio Bossilkov, dia 13 de novembro de 2021, celebrando o martírio como testemunho. Mártir é aquele que canta a vitória da vida sobre a morte, do amor sobre o ódio, da justiça sobre a arbitrariedade dos poderosos. Em uma sociedade marcada pela polarização política nossa atitude deve de ser comunhão e profecia, devemos ser promotores do diálogo e da paz para defender a dignidade humana. Reiteramos o nosso respeito e afeto ao Papa Francisco, nossa solidariedade à CNBB e ao Exmo. e Revmo. D. Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida. O Cristo Crucificado o grande sinal de solidariedade e compromisso com o projeto do Pai, nos envolva na sua ternura, para que também nós, nesses dias sombrios, sejamos capazes e oferecer a nossa compaixão com os crucificados dos nossos tempos.

Equipe de Coordenação da Família Passionista do Brasil

Acesse aqui o material para a vigília de oração em favor da vida.