Celebração da Solenidade de Corpus Christi nas Paróquias da Província
03/06/2021

Todos os anos celebramos a Solenidade de Corpus Christi na quinta-feira que sucede o Domingo da Santíssima Trindade. Este ano celebramos, em todo o Brasil, esta solenidade no dia 03 de Junho. Esta solenidade foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264 através da Bula “Transiturus de hoc mundo ad Patrem”. Neste dia a Igreja celebra o mistério da Eucarista.

O Papa Francisco, em sua homilia (dia 05/06/2021) na Basílica de São Pedro - Roma/IT, ao meditar a imagem de Jesus que parte o pão e entrega aos seus discípulos da ceia disse: 'Na Eucaristia, contemplamos e adoramos o Deus do amor. É o Senhor que não fraciona ninguém, mas fraciona-se a si mesmo. É o Senhor que não exige sacrifícios, mas sacrifica-se a si mesmo. É o Senhor que não pede nada, mas dá tudo'.

Este ano, por conta da pandemia, não pode acontecer as procissões e as confecções dos tradicionais tapetes pelas ruas das cidades. Entretando o Papa Francisco fez uma menção a esse gesto tão específico dessa solenidade e tão profundo de siginificado: 'A procissão com o Santíssimo Sacramento, caraterística da festa do Corpo de Deus, mas que no momento ainda não podemos realizar, nos lembra que somos chamados a sair levando Jesus. Sair com entusiasmo, levando Cristo àqueles que encontramos na vida quotidiana. Tornemo-nos uma Igreja com o cântaro na mão, que desperta a sede e leva a água. Abramos amorosamente o coração, para sermos a sala espaçosa e acolhedora onde todos possam entrar para encontrar o Senhor. Repartamos a nossa vida na compaixão e na solidariedade, para que o mundo veja, através de nós, a grandeza do amor de Deus'.

Nos Santuários e Paróquias de nossa Província, foi-se celebrado com grande júbilo a solenidade de Corpus Christi. De acordo com cada realidade pastoral e seguindo as medidas restritivas de cada município houve celebrações eucarísticas, carreatas, momentos de adorações e bençãos do Santíssimo Sacramento. Nas próximas páginas você confere um pouco de como foi em nossas paróquias.