A Confraria da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo
30/08/2020

Autor: Pe. Denilson da Paixão de Jesus Cristo, CP

“São Paulo da Cruz, fundador da Congregação dos Padres Passionistas, é também o fundador da Confraria da Sagrada Paixão, sendo ela, resultado de frutos das Missões e retiros por ele pregados.

No ano 1775, em Veroli — Frosinone — Itália, alguns leigos reuniram-se para dar início à “Confraria da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo”. A Regra foi à mesma dos Passionistas, adaptada para os leigos e aprovada pessoalmente por Paulo da Cruz.

Inspirado por Deus, solicitou e obteve do Sumo Pontífice a aprovação da piedosa Confraria. O imortal Pio IX, pelo breve: Curavit nobis, de 29 de setembro de 1861, concedeu ao Geral dos Passionistas a faculdade de erigir, canonicamente, a nova Confraria, comunicando aos confrades todas as indulgências e inúmeros favores espirituais da Congregação dos Padres Passionistas.

Com tão grandes vantagens, a Confraria se propagou largamente. Em vista dos rápidos progressos; Sua Santidade, o Papa Bento XV, com seu breve de 22 de fevereiro de 1918: Probe novimus, além de aprovar e confirmar as indulgências concedidas por Pio IX acrescentou outras, e elevou a Confraria da Escada Santa (Roma) à dignidade de Arquiconfraria. Desde então, a Arquiconfraria da Sagrada Paixão da Escada Santa ficou sendo a Sé à qual devem estar agregadas todas as Contrarias que quiserem gozar dos privilégios que ela outorga aos confrades.

A Confraria difundiu-se muito na Itália, na Espanha e na América Latina. No Brasil, foi pelo ano de 1922 que o Pe. Lourenço Di Serafino fundou a Confraria da Sagrada Paixão na Igreja do Calvário, em São Paulo. Desde então, se distinguiu no culto à Sagrada Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

A confraria da Paixão em Belo Horizonte-MG teve início também já a muitos anos com a vinda dos passionistas para a grande região do Barreiro; foi acompanhada pelo nosso saudoso Pe. Edmundo,CP e na animação da mesma como cordenadora na época Dona Sinha (Guilhermina de Santana Lima); Pe. Edmundo em uma de suas sabias observações dizia: “ Dona Sinha, se não foi uma passionista juridicamente, ela o foi de fato”.

Também a Confraria da Paixão se faz presença na cidade de Colatina-ES, fundada no dia 9 de julho (dia da Mãe da Santa Esperança) de 2007, por Pe. Denilson da Paixão de Jesus Cristo,CP com o objetivo de melhor difundir o Carisma e a Espiritualidade da Paixão de Jesus Cristo nas terras capixabas.

A Confraria atua nas paróquias dirigidas pelos Missionários passionistas e são os mesmos que as acompanham como um presente de Deus dado no Coração da igreja pela inspiração de são Paulo da Cruz. Os leigos que dessa Confraria fazem parte carregam como marca e expressão viva no peito como verdadeiro escapulário da Paixão, o Amor a Eucaristia; a Piedade Evangélica e o Apostolado de serviço aos Crucicados de nossos tempos.